Regulamento

REGULAMENTO 2016

 1 – DOS OBJETIVOS
1.1. O “Perfil Empreendedor” é um concurso instituído pela RBS TV Santa Maria, com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Projetos Estratégicos da Prefeitura Municipal de Santa Maria, do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), da Associação de Jovens Empreendedores de Santa Maria (AJESM), e Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (ADESM), e tem como objetivo principal despertar, estimular e fortalecer o espírito empreendedor e inovador junto aos estudantes do ensino médio, técnico e superior.
1.2. O “Perfil Empreendedor” caracteriza-se como uma competição para estudantes do ensino médio, técnico e superior para estimular a elaboração de projetos de ciência e planos de negócio, que viabilizem oportunidades de empreendimentos inovadores no Rio Grande do Sul, para desenvolvimento de produtos ou serviços, bem como reconhece as melhores ideias de acordo com critérios estabelecidos neste regulamento.

 2 – DOS PARTICIPANTES
2.1. Poderão participar do “Perfil Empreendedor” os alunos de ensino médio, técnico e superior, devidamente matriculados no segundo semestre letivo de 2016, em instituições de ensino do Estado do Rio Grande do Sul, reconhecidas pelo Ministério da Educação.
2.2. A participação se dará por equipes compostas por no mínimo 02 (dois) e no máximo 03 (três) estudantes.
2.3. Todo o trabalho inscrito deverá ter um professor orientador da instituição de ensino dos estudantes integrantes da equipe inscrita.
2.4 É vedado aos estudantes participarem de mais de 01 (uma) equipe neste projeto.
2.5 Os alunos das equipes deverão, obrigatoriamente, pertencer à mesma instituição de ensino.
2.6 Os estudantes e professores que já participaram de outras edições do Perfil Empreendedor poderão se inscrever na edição de 2016, porém o projeto deve apresentar temática e ideia diferentes daquele já inscrito em qualquer outra edição do Evento. Caso o projeto inscrito seja idêntico, esta equipe será automaticamente eliminada.
2.7 Equipes formadas por estudantes vinculados a programas de aprendizagem (SENAI, SENAC, SENAR, SENAT, SESCOOP, EMAI) deverão obrigatoriamente inscrever-se na categoria de ensino técnico.
a. Fica vedada a participação de estudantes do nível superior (terceiro grau) em equipes vinculadas a programas de aprendizagem (SENAI, SENAC, SENAR, SENAT, SESCOOP, EMAI).

3 – DAS INSCRIÇÕES PARA O “PERFIL EMPREENDEDOR”
3.1. As informações sobre o concurso (Regulamento, Ficha de Inscrição e Modelo de Projeto) estarão disponíveis no site www.perfilempreendedor2016.blogspot.com.br a partir do dia 05 de setembro de 2016 e as inscrições poderão ser realizadas do dia 05/09/2016 até o dia 03/10/2016.
3.2. Cada equipe deverá fazer o download do Regulamento, da Ficha de Inscrição e do Modelo de Projeto, preencher e enviá-los para o e-mail: perfilempreendedor@rbstv.com.br em arquivo PDF, juntamente com comprovantes de matrícula no segundo semestre letivo de 2016 de todos os componentes da equipe e comprovante de vínculo do professor orientador à instituição de ensino, de acordo com o prazo estabelecido no item 3.1.
3.3. Os integrantes da equipe deverão eleger 01 (um) líder cujo nome deverá ser informado no ato da inscrição.
3.4. Os Projetos inscritos deverão apresentar, obrigatoriamente, na composição da equipe 1 (um) professor orientador integrante da respectiva instituição de ensino.
3.5. As inscrições encerram-se impreterivelmente às vinte e três horas e cinquenta e nove minutos e cinquenta e nove segundos (23 horas, 59 minutos e 59 segundos) do dia 03 de outubro de 2016.
3.6. Cabe aos estudantes prestarem todas as informações solicitadas na Ficha de Inscrição e enviarem os documentos requeridos neste Regulamento.
3.7. Somente serão consideradas inscritas as equipes que preencherem todas as informações solicitadas na Ficha de Inscrição e atenderem aos critérios contidos neste Regulamento.
3.8. A inscrição no “Perfil Empreendedor” implicará a total aceitação do presente Regulamento.
3.9. Não serão aceitas inscrições feitas por qualquer outra forma diferente da estabelecida neste Item.
3.10. A inscrição é gratuita.
3.11. Em momento algum a Realizadora poderá ser responsabilizada por inscrições perdidas, atrasadas, enviadas erroneamente, incompletas, incorretas, inválidas ou imprecisas. A Realizadora não será responsável pelos seguintes problemas (sem excluir outros semelhantes): falhas ou funcionamento técnico de qualquer tipo, em redes de computadores, servidores ou provedores, equipamentos de computadores, hardware ou software; erro, interrupção, defeito, atraso ou falha em operações ou transmissões para o correto processamento de inscrições, incluindo, mas não se limitando, a transmissão imprecisa de inscrições ou falha da Realizadora em recebê-las, em razão de problemas técnicos, congestionamento na internet ou no portal ligado ao Concurso, vírus, falha de programação (bugs) ou violação por terceiros (hackers).

4 – DA PARTICIPAÇÃO DOS PROFESSORES/ORIENTADORES
4.1. Um professor poderá orientar mais de 01 (uma) equipe dentro de uma mesma modalidade.
4.2. Os Professores orientadores das equipes vencedoras (primeiro lugar) do Perfil Empreendedor, nas modalidades do ensino médio, técnico e superior receberão como prêmio 01 (um) Tablet Samsung Galaxy Tab T113 8GB
4.3. Os Professores/Orientadores das equipes classificadas em segundo lugar, nas modalidades de ensino médio, técnico e superior receberão como prêmio 01 (um) HD externo portátil nacional Western Digital My Passport ultra 1 TB preto.
5 – DAS ETAPAS E PRAZOS
5.1. O “Perfil Empreendedor” compreende 06 (seis) etapas, descritas a seguir:
1ª Etapa: Inscrições do dia 05/09/2016 até às 23h59min do dia 03/10/2016.
Regulamento e Ficha de Inscrições disponíveis para download no site: www.perfilempreendedor2016.blogspot.com.br
Envio da Ficha de Inscrição e do Plano de Negócio em formulário padrão em 01 (uma) das 03 (três) categorias: a) Ensino Médio, b) Ensino Técnico, ou c) Ensino Superior, juntamente com comprovantes de matrícula no segundo semestre letivo de 2016 de todos os componentes da equipe e comprovante de vínculo do professor orientador à instituição de ensino, através do e-mail: perfilempreendedor@rbstv.com.br em arquivo PDF.
A confirmação da inscrição se dará através do retorno de e-mail enviado de perfilempreendedor@rbstv.com.br ao participante.
2ª Etapa: Seleção dos Planos de Negócios pela Comissão Avaliadora e Julgadora do dia 06/10/2016 a 17/10/2016 de acordo com os critérios estabelecidos no item 7.1 deste regulamento.
3ª Etapa: Divulgação dos Planos de Negócios selecionados para exposição na Feisma através do site: www.perfilempreendedor2016.blogspot.com.br no dia 20/10/2016.
4ª Etapa: Exposição e Apresentação dos Planos de Negócios selecionados no “Perfil Empreendedor” na Feisma – Centro Desportivo Municipal, de acordo com as seguintes categorias:
a)      Ensino Médio, Técnico e Superior: dias 30 de outubro, das 10h às 22h e 31 de outubro, das 16h às 22h;
5ª Etapa: Avaliação da apresentação dos Planos de Negócios na Feisma, conforme critérios contidos no item 7.7 deste regulamento.
6ª Etapa: Evento Final com divulgação e premiação das três primeiras equipes classificadas em cada categoria, realizado no Auditório da Feisma, em Santa Maria, RS no dia 01/11/2016, a partir das 19h.
* Todas as equipes participantes da exposição final do “Perfil Empreendedor” deverão estar presentes no evento. A premiação será entregue a equipe juntamente com o professor orientador do projeto.

6 – DA COMISSÃO AVALIADORA E JULGADORA
6.1. A Comissão avaliadora e julgadora será constituída por representantes do Grupo RBS, da ADESM – Agência de Desenvolvimento de Santa Maria, da AJESM – Associação dos Jovens Empreendedores de Santa Maria e da Associação Parque Tecnológico de Santa Maria.
6.2. A indicação dos nomes dos integrantes da comissão avaliadora e julgadora será de responsabilidade da equipe organizadora do “Perfil Empreendedor” 2016 e não será divulgado ao público.
6.3. A Comissão avaliadora e julgadora avaliará os Projetos nas 03 (três) categorias: a) Ensino Médio, b) Ensino Técnico, e c) Ensino Superior, segundo os critérios estabelecidos neste regulamento.
6.4. A Comissão avaliadora e julgadora exercerá seu trabalho de forma não remunerada.
6.5. Os membros integrantes da Comissão avaliadora e julgadora assumem o compromisso de manter sigilo em relação ao processo de avaliação comprometendo-se em divulgar os resultados somente nos prazos e condições estipuladas no presente regulamento.
6.6. A Comissão julgadora será soberana em suas decisões, sendo o seu julgamento definitivo, não cabendo recursos ou apelação em hipótese alguma.
6.7. É de responsabilidade da comissão avaliadora e julgadora a condução, em prazos previstos, da seleção, classificação e proclamação final dos resultados.

7 – DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO
7.1. Os planos de negócios serão analisados e avaliados pela Comissão avaliadora e julgadora, mediante os seguintes critérios, em escala que varia de 1 a 10 pontos:
a. Coerência e clareza da proposta;
b. Viabilidade da proposta (técnica, econômica e mercadológica);
c. Relevância da proposta e impacto obtido em termos econômicos, sociais e ambientais;
d. Perspectivas de mercado da proposta;
e. Proposta criativa e inovadora.
7.2. Os membros integrantes da Comissão avaliadora e julgadora avaliarão os Projetos compilando a somatória de um ranking de pontuação para cada item avaliado, conforme tabela abaixo em cada uma das categorias:

7.2.1 Ensino Médio e Técnico
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
PESO
1. Coerência e clareza da proposta
30%
2. Relevância da proposta e impacto obtido em termos econômicos, sociais e ambientais
30%
3. Proposta criativa e inovadora
40%

7.2.2 Ensino superior
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
PESO
1. Coerência e clareza da proposta
20%
2. Viabilidade da proposta (técnica, econômica e mercadológica)
20%
3. Relevância da proposta e impacto obtido em termos econômicos, sociais e ambientais
10%
4. Perspectivas de mercado da proposta
20%
5. Proposta criativa e inovadora
30%

7.3. Havendo empate entre projetos do ensino médio ou técnico, será adotado como critério de desempate: a equipe com pontuação mais elevada no critério 3 – Proposta Criativa e Inovadora; permanecendo o empate, a equipe com pontuação mais elevada no critério 2 – Relevância da proposta e impacto obtido em termos econômicos, sociais e ambientais; e, permanecendo o empate, a equipe com pontuação mais elevada no critério
1 – Coerência e clareza da proposta. Com relação aos projetos do ensino superior, havendo empate, será adotado como critério de desempate: a equipe com pontuação mais elevada no critério 5 – Proposta Criativa e Inovadora; permanecendo o empate, a equipe com pontuação mais elevada no critério 2 – Viabilidade da proposta (técnica, econômica e mercadológica); e, permanecendo o empate, a equipe com pontuação mais elevada no critério 4 – Perspectivas de mercado da proposta.
7.4. Serão classificadas até 5 (cinco) equipes em cada uma das 03 (três) categorias: a) Ensino Médio, b) Ensino Técnico, e c) Ensino Superior para exposição na Feisma.
7.5. Os Projetos selecionados deverão ser expostos e apresentados na forma de banners, protótipo, simulação por computador ou outro estabelecido na ficha de inscrição, de acordo com o cronograma da tabela abaixo e obedecendo as seguintes normas:
Cronograma de Exposição:
Categoria
Data de Exposição
Horário de Exposição
a) Ensino Médio, Técnico e Superior.
30 e 31 de outubro de 2016 (domingo e segunda-feira).
30 de outubro, das 10 às 22h e 31 de outubro, das 16h às 22h

a)      A montagem da exposição e apresentação dos Projetos, na forma escolhida, nos espaços destinados, bem como os equipamentos necessários para sua apresentação deverá ocorrer de acordo com o cronograma abaixo:

Cronograma de Montagem da Exposição:
Categoria
Data de Exposição
Horário de Montagem
a) Ensino Médio, Técnico e Superior:
30 e 31 de outubro de 2016 (domingo e segunda-feira).
Montagem: 7h do dia 30 de outubro
Retirada do material: 22h do dia 31 de outubro.

b) Cada equipe contará com um espaço de 1,5m x 1,5m para apresentação do Projeto, uma cadeira e uma mesa.
c) A confecção de banners deverá ser providenciada pelos próprios participantes, obedecendo ao seguinte padrão:
- O banner principal deverá apresentar, no alto, em destaque, o título do Plano de Negócios, os nomes dos integrantes da equipe, do orientador e da instituição.
- Os banners devem obedecer às seguintes dimensões: 1 (um) metro de altura e 80 (oitenta) centímetros de largura, em policromia
- Limite de 01 (um) banner por equipe.
- A Realizadora deste projeto não irá fornecer porta-banner ou qualquer outro material para as equipes participantes.
d) Quando a exposição envolver protótipo, simulação de computador e ou outra forma de apresentação, a mesma ficará sob a inteira responsabilidade dos participantes.
e) Os responsáveis por cada projeto selecionado comprometem-se a permanecer no seu estande durante todo o decorrer do Perfil Empreendedor, de acordo com os dias e horários de exposição de cada categoria apresentados na tabela do caput do item 7.5, ou designar um responsável integrante da equipe, devidamente treinado, para atender aos visitantes e à comissão julgadora, quando necessário.
f) A desmontagem do estande deverá ocorrer logo após o horário final do último dia de exposição, de acordo com os dias e horários de exposição apresentados na tabela do caput do item 7.5.
h) A ordem de ocupação dos estandes será definida conforme sorteio, a ser realizado na RBS TV, em data a ser agendada junto as equipes para explicação do funcionamento da exposição.
7.6. Na etapa de exposição e apresentação dos trabalhos, na forma do item 7.5, os projetos serão avaliados pela Comissão avaliadora e julgadora mediante critérios definidos neste Regulamento, e as 03 (três) equipes mais bem avaliadas, em cada uma das modalidades deste Projeto serão premiadas conforme define este regulamento.
7.7 A comissão avaliadora e julgadora avaliará a exposição e apresentação dos projetos e planos de negócios mediante os seguintes critérios, em escala que varia de 1 a 10 pontos:
a) Apresentação do projeto ou plano de negócios;
b) Comprometimento, postura e pontualidade da equipe;
c) Forma de apresentação do Projeto: banners, protótipo do produto, simulação por computador ou outra forma;
d) Definição clara da viabilidade do projeto (apenas para projetos do ensino superior);
e) Coerência na aplicabilidade da proposta (apenas para projetos do ensino superior);
f) Criatividade e inovação da proposta.
  
7.7.1 Ensino Médio e Técnico

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DA APRESENTAÇÃO E EXPOSIÇÃO DO PLANO
PESO
1. Apresentação do Projeto
20%
2. Comprometimento, postura e pontualidade da equipe
30%
3. Forma de apresentação do plano: banners, protótipo do produto, simulação por computador ou outra forma
20%
4. Criatividade e inovação da proposta
30%

7.7.2 Ensino Superior
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DA APRESENTAÇÃO E EXPOSIÇÃO DO PLANO
PESO
1. Apresentação do Plano de Negócios
10%
2. Comprometimento, postura e pontualidade da equipe
20%
3. Forma de apresentação do plano: banners, protótipo do produto, simulação por computador ou outra forma
20%
4. Definição clara da viabilidade do projeto
20%
5. Coerência na aplicabilidade da proposta
10%
6. Criatividade e inovação da proposta
20%

8 – DA DESCLASSIFICAÇÃO
8.1. Serão desclassificadas as equipes que não atenderem, integralmente, aos critérios estabelecidos neste Regulamento.
8.2. A equipe será automaticamente desclassificada caso haja alteração de seus integrantes antes do término do Concurso.
8.3. As equipes serão excluídas automaticamente em caso de fraude comprovada, ou violem qualquer lei municipal, estadual ou federal, ou, ainda, que apresentem teor comercial (propaganda de produtos e serviços que não sejam relacionados às Realizadoras).


9 – DA PREMIAÇÃO
9.1. Os prêmios serão concedidos às equipes vencedoras, em cada uma das três categorias a) Ensino Médio, b) Ensino Técnico, e c) Ensino Superior.
9.2. Serão premiadas as 3 (três) equipes melhores classificadas, exclusivamente, pela Comissão Avaliadora em cada uma das três categorias, nos seguintes termos:
a) Ensino Médio
1º lugar: cada integrante da equipe irá ganhar 01 (um) Tablet Samsung Galaxy Tab T113 8GB, (01) uma vaga para curso de 15h no SEBRAE a ser realizado até outubro de 2017, e 01 (um) troféu para a equipe.
2º lugar: cada integrante da equipe irá ganhar 01 (um) HD externo portátil nacional Western Digital My Passport ultra 1 TB preto e (01) uma vaga para curso de 15h no SEBRAE a ser realizado até outubro de 2017.
3º lugar: cada integrante da equipe irá ganhar 01 (um) certificado atestando a conquista do terceiro lugar no concurso e (01) uma vaga para curso de 15h no SEBRAE a ser realizado até outubro de 2017.

b) Ensino Técnico
1º lugar: cada integrante da equipe irá ganhar 01 (um) Tablet Samsung Galaxy Tab T113 8GB, (01) uma vaga para curso de 15h no SEBRAE a ser realizado até outubro de 2017, e 1 (um) troféu para a equipe.
2º lugar: cada integrante da equipe irá ganhar 01 (um) HD externo portátil nacional Western Digital My Passport ultra 1 TB preto e (01) uma vaga para curso de 15h no SEBRAE a ser realizado até outubro de 2017.
3º lugar: cada integrante da equipe irá ganhar 01 (um) certificado atestando a conquista do terceiro lugar no concurso e (01) uma vaga para curso de 15h no SEBRAE a ser realizado até outubro de 2017.

c) Ensino Superior
1º lugar: cada integrante da equipe irá ganhar 01 (um) Tablet Samsung Galaxy Tab T113 8GB; 01 (um) inscrição no curso EMPRETEC 6D a ser realizado impreterivelmente até outubro de 2017 no SEBRAE de Santa Maria e 01 (um) troféu para a equipe.
2º lugar: cada integrante da equipe irá ganhar 01 (um) HD externo portátil nacional Western Digital My Passport ultra 1 TB preto e (01) uma vaga para curso de 15h no SEBRAE a ser realizado até outubro de 2017.
3º lugar: cada integrante da equipe irá ganhar 01 (um) certificado atestando a conquista do terceiro lugar no concurso e (01) uma vaga para curso de 15h no SEBRAE a ser realizado até outubro de 2017.
9.3. As Realizadoras não se responsabilizam pelo critério de distribuição interna do prêmio pelas equipes vencedoras.
9.4. Todos os participantes que forem selecionados para expor seus trabalhos na Feisma receberão certificados de participação no Perfil Empreendedor 2016.
9.5. A divulgação e premiação serão realizadas no dia 01 de novembro a partir das 19 horas no Auditório da Feisma, em Santa Maria, RS.
9.6. As Realizadoras não se responsabilizarão pela autenticidade dos dados fornecidos pelas equipes participantes no ato da inscrição, ou pelo fornecimento de informações incorretas, imprecisas ou incompletas, que impossibilitem a entrega do prêmio.
9.7. O prêmio será entregue livre e desembaraçado de qualquer ônus ao líder das equipes vencedoras.

10 – DO MÉTODO
10.1. O Trabalho deverá ser redigido e apresentado em Língua Portuguesa
- Fonte: Times New Roman ou Arial, tamanho 12;
- Espaçamento: 1,5;
- Texto: justificado;
10.2. O Plano de Negócio deverá ser entregue por meio eletrônico. O arquivo do Plano de Negócio deve ser enviado em formato PDF para o e-mail perfilempreendedor@rbstv.com.br até às 23h59min do dia 03/10/2016.
a) Não serão consideradas inscritas as equipes que enviarem o trabalho após o horário e data definidos.
b) Não serão consideradas inscritas as equipes que enviarem o trabalho em qualquer outro formato a não ser o estabelecido neste regulamento.
10.3. O Trabalho deverá obedecer ao padrão conforme modelo disponibilizado para download no site www.perfilempreendedor2016.blogspot.com.br


11 DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS
11.1. A divulgação dos vencedores do Perfil Empreendedor 2016 será realizada pelos veículos do Grupo RBS, com destaque para um VT que será exibido parabenizando os vencedores das categorias.
11.2. Será reservado aos organizadores do Perfil Empreendedor o direito de divulgar os vencedores em veículos de comunicação, universidades, escolas, seminários e outros eventos em prazo indeterminado e sem qualquer ônus ou pagamento.

12 – DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
12.1. A inscrição dos Planos de Negócios no Perfil Empreendedor implica na total aceitação deste regulamento por parte de todos os integrantes das equipes participantes.
12.2. Os casos omissos neste regulamento serão analisados pela Comissão Organizadora e Comissão Julgadora do Perfil Empreendedor.
12.3. As decisões proclamadas pela Comissão Organizadora do Perfil Empreendedor são soberanas e não passíveis de recurso algum.
12.4. As equipes arcarão integralmente com todas as despesas havidas em razão de sua participação no Perfil Empreendedor.
12.5. Este Concurso é de cunho cultural e científico, sendo que a participação nele não está subordinada a qualquer modalidade de risco ou pagamento pelos concorrentes, nem vinculada à aquisição ou uso de qualquer bem, direito ou serviço.
12.6. Ao inscrever-se para participar, nos termos deste Regulamento, os participantes estarão automaticamente autorizando as Realizadoras a utilizarem, de modo gratuito, definitivo e irrevogável, seu nome, imagem e som de voz em qualquer veículo de comunicação, para divulgação do Perfil Empreendedor.
12.6.1 As autorizações descritas acima não implicam em qualquer obrigação de divulgação ou de pagamento de qualquer quantia por parte das Realizadoras.
12.7. Pelo simples ato de inscrição neste Concurso, os participantes ainda autorizam, reconhecem e aceitam que os dados pessoais e demais informações, inclusive os submetidos por meio do “Formulário de Inscrição”, passam a ser de propriedade das Realizadoras, que poderão utilizá-los para os fins necessários à adequada realização deste Concurso.
12.8. Os participantes, neste ato, assumem plena e exclusiva responsabilidade pelo Plano de Negócios que apresentarem, por sua titularidade e originalidade, incluindo, sem limitação, responsabilidade por eventuais violações à honra e à propriedade industrial, direito autoral e/ou a quaisquer outros bens juridicamente protegidos, eximindo expressamente as Realizadoras de qualquer responsabilidade relativamente a tais fatos, aspectos, direitos e/ou situações.
12.9. Os participantes reconhecem e aceitam expressamente que as Realizadoras não poderão ser responsabilizadas por qualquer dano ou prejuízo oriundo da participação neste Prêmio ou da eventual aceitação da premiação.
12.10. O presente Regulamento poderá ser alterado e/ou o Concurso suspenso ou cancelado, sem aviso prévio, por motivo de força maior ou por qualquer outro motivo que esteja fora do controle das Realizadoras e que comprometa a realização do Concurso de forma a impedir ou modificar substancialmente a sua condução como originalmente planejado.
12.11. Para esclarecer eventuais dúvidas sobre o presente Concurso, os participantes poderão entrar em contato pelo e-mail perfilempreendedor@rbstv.com.br .
12.12. Estão impedidos de participar do Perfil Empreendedor os empregados das Realizadoras, de toda e qualquer empresa identificada pela marca Grupo RBS, de empresas coligadas, seus parentes até terceiro grau ou pessoas que de alguma forma participem direta ou indiretamente do presente Concurso.


Comissão Organizadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário